O esquema de segurança marítima em Salvador durante o período da Copa do Mundo vai contar com seis navios e mais 11 embarcações de menor porte, e com uma atuação de aproximadamente 550 homens da Marinha.
A Fragata Niterói, que chegou à capital baiana na tarde deste domingo (1º), vinda do Rio de Janeiro, é o sexto navio que compõe o cenário de controle de defesa da área marítima com o objetivo de identificar possíveis ameaças vindas pelo mar.
De acordo com as informações do capitão-de-corveta Flávio Almeida, as embarcações farão a patrulha naval na Baía de Todos-os-Santos e na orla marítima de Salvador, principalmente em áreas consideradas de maior interesse, como o Farol da Barra, onde será realizada a Fan Fest.
Somente na fragata Niterói, estarão embarcados 217 homens da Marinha, o navio de guerra é considerado o mais completo, capaz de combater qualquer tipo de ameaça: tanto submarina, quanto na superfície marítima, ou uma ameaça aérea. A Fragata conta um helicóptero a bordo, além de mísseis antiaéreos. “São capazes de se contrapor a ameças de aviões”, comenta o capitão-de-corveta.