O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, visitou a Tropa de Reforço e suas organizações militares sediadas no Complexo Naval da Ilha das Flores, no dia 27 de abril. Após as honras de recepção no cais da Ilha das Flores, o Comandante da Tropa de Reforço convidou o Comandante da Marinha e demais Almirantes para uma palestra de ambientação sobre a Tropa de Reforço e os aspectos operativos, funcionais e culturais da Ilha das Flores.
Na visita, foi conduzida uma demonstração operativa que retratou uma operação anfíbia, caracterizando a fase do movimento-navio-para-terra, que contou com meios de superfície e um helicóptero da Esquadra, seguindo-se a fase do desenvolvimento de ações de cunho logístico, com a visualização da ocupação de uma área de apoio de serviços ao combate.
Em seguida, na Estação do Bote, diante do Totem número 1 do Museu a Céu Aberto, a comitiva pôde ter ideia de uma parte da saga de imigrantes que deixaram seus países de origem para se instalarem no Brasil. A Ilha das Flores, em 1883, recebeu a fundação da Hospedaria de Imigrantes. A visita cultural encerrou-se no Totem do Pátio dos Imigrantes, passando, antes, pelo prédio central da administração do Projeto Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores.