O Centro de Projetos de Navios (CPN) da Marinha do Brasil, será o responsável por projetar um novo navio de patrulha de classe ainda não denominada na faixa de 500 toneladas, através de uma concorrência ganha em abril ultimo.
A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), empresa de gestão estatal dos projeto navais da Marinha do Brasil, emitiu uma solicitação para um Navio Patrulha de 500 Toneladas, designado NPA 500-BR e que será desenvolvido ao longo de um prazo de 11 meses.
O plano atual é construir 20 navios, como revelou a EMGEPRON ao IHS Jane. No entanto o contrato para tal quantidades, fica dependente do orçamento da Marinha e da capacidade de colocar à prova o trabalho com os construtores navais locais. O projeto também estará disponível para uma futuras exportações.
A configuração básica mostra que o novo navio patrulha será baseado no design das patrulheiras da classe Macaé, uma versão brasileira das patrulheiras francesas Vigilante 400 CL54 , construídas pela empresa Construções Mécaniques de Normandie (CMN) – das quais duas unidades foram construídas pela Indústria Naval do Ceará (INACE) para a Marinha Brasileira e outras cinco estão sendo construídas pelo Estaleiro Ilha (EISA), com a primeira entrega prevista para Dezembro de 2015.