Em 09 de julho, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior presidiu a cerimônia de batismo e incorporação de três Navios de Apoio Oceanicos (NApOc). Batizados de “Mearim”, “Iguatemi” e Purus, os navios recém-incorporados à Armada Brasileira participaram de Mostra de Armamento e Transferência para o Setor Operativo.
Os três navios estão aptos a desempenhar as seguintes tarefas: apoio logístico móvel, patrulha e inspeção naval, busca e salvamento – “Search and Rescue” (SAR) e minagem, nas áreas do Comando do 5º Distrito Naval (NApOc “Mearim”), Comando do 4º Distrito Naval (NApOc “Iguatemi”) e Comando do 1º Distrito Naval (NapOc “Purus”).
Características dos navios
. Comprimento Total: 63,40 m
. Comprimento Entre Perpendiculares: 56,53 m
. Boca Moldada: 15,80 m
. Pontal: 6,80 m
. Deslocamento Carregado: 1.943 t
. Calado de Navegação: 5,5 m
. Velocidade Máxima:13,5 nós
Principais Equipamentos para Realização das Tarefas
. 02 metralhadoras 12,7 mm (0,50 pol)
. 02 metralhadoras 7,62 mm
. Máquina de Reboque com Bollard Pull de aproximadamente 90 t
Curiosidades
O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Mearim” – G 150 é o primeiro navio da classe e o sexto a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Rio Mearim que banha o estado do Maranhão.
O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi” – G 151 é o segundo navio da classe e o quarto a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Rio Iguatemi que banha o estado do Mato Grosso do Sul.
O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus” – G 152 é o terceiro navio da classe e o terceiro a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Rio Purus que banha os estados do Acre e Amazonas.
A escolha do indicativo visual de costado (G 150, G 151, G 152), é uma homenagem ao sesquicentenário das diversas ações ocorridas na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870).
Processo de aquisição
O processo de aquisição dos Navios de Apoio Oceânico classe “Mearim” teve início no final de 2016, por meio de reuniões entre o Comando de Operações Navais (ComOpNav), a Diretoria de Gestão de Programas (DGePM) e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON).
Inicialmente, a intenção era arrendar três rebocadores para a Marinha. Após uma averiguação minuciosa no mercado, realizada pela EMGEPRON, para verificar quais navios do tipo Anchor Handling Tug Supply (AHTS) estariam disponíveis, verificou-se a existência de 147 embarcações, porém nenhuma delas atendia aos requisitos apresentados pelo Setor Operativo.
Em novo estudo realizado, foram alterados os requisitos de maneira a permitir a continuidade do processo.
Foi realizado um pregão eletrônico internacional para aquisição de três navios, sob a responsabilidade da EMGEPRON. A vencedora do certame foi a empresa norueguesa Deep Sea Shipowing, com os AHTS “Sea Stoat”, “Sea Vixen” e “Sea Fox”.
Cabe destacar que a obtenção dos Navios de Apoio Oceânico (NApOc) “Mearim”, “Iguatemi” e “Purus” foi decorrente de um inédito processo de compra por oportunidade para a Marinha do Brasil, realizada pela EMGEPRON.