Visando a intensificação do cumprimento das normas de Segurança da Navegação na área de jurisdição dos Comandos do 4º e 9º Distritos Navais e como parte das ações desenvolvidas na Operação “Amazônia 2014”, os Navios-Patrulha Fluviais (NPaFlu) “Roraima”, “Rondônia”, “Amapá”, “Pedro Teixeira” e “Raposo Tavares”; e os Navios-Patrulha “Bracuí”, “Guarujá” e “Parati”, realizam, desde o dia 10 de outubro, ações de Patrulha Naval e Inspeção Naval nos Rios Solimões, Amazonas, Negro e Japurá.
Os militares orientam a população local sobre o Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário com a distribuição de panfletos educativos, visando a garantia da Segurança da Navegação, a Salvaguarda da Vida Humana nos rios da Amazônia e a Prevenção contra a Poluição Hídrica pelas embarcações que navegam nas proximidades.
Até o momento, 307 embarcações foram abordadas na Operação, sendo 24 notificadas e 17 apreendidas. As principais irregularidades observadas por ocasião da inspeção foram: condutor não habilitado e excesso de carga.