Em 16 de julho, o Navio-Patrulha libanês LNS (Lebanese Navy Ship) “TABARJA” juntou-se aos navios da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) para realizar uma operação de interdição marítima (Maritime Interdiction Operation, MIO) por 24 horas na costa libanesa.
Periodicamente, os navios da Lebanese Army Force – Navy (LAF-N) realizam, com navios da FTM-UNIFIL, o adestramento MIO EXERCISE – Maritime Interdiction Operation Exercise, onde executam manobras táticas relacionadas com as atividades de MIO. O exercício, inicialmente previsto para cinco horas de execução, encerrava-se com a posterior atracação do navio libanês.
A duração do exercício foi estendida para 24 horas e o navio passou a ser designado para cumprir zonas de patrulha determinadas pelo MIO Commander, realizando tarefas de forma integrada com a FTM-UNIFIL.
A designação do navio para a área de patrulha foi realizada simultaneamente à condução do MIO Commander Practice Training (MIO CDR PT), onde o serviço de MIO Commander é efetivamente assumido pela estação radar costeira central libanesa (C1), localizada na Base Naval de Beirute.
Com isso, o LNS “TABARJA” reportou suas interrogações diretamente à estação C1, sob acompanhamento da FTM-UNIFIL, o que indica um passo importante no adestramento da Marinha do Líbano.
A realização de MIO e o adestramento da LAF-N são as duas tarefas da missão da primeira Força-Tarefa Multinacional sob a égide da Organização das Nações Unidas, estabelecida de acordo com a Resolução nº 1.701 do Conselho de Segurança da ONU, e agora sob comando brasileiro.