No Pátio “Brigada Real da Marinha” no Comando da Divisão Anfíbia, no dia 30 de abril, ocorreu a Cerimônia de Ativação do 22° Contingente do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – Haiti. No total, 175 militares foram preparados para atuar na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti a partir de maio, quando iniciará o revezamento de Tropas de Fuzileiros Navais.
Os militares passaram por uma preparação de seis meses, que envolveu vários adestramentos, como o treinamento em primeiros socorros, controle de distúrbios, patrulhas mecanizadas e a pé, check points, controle de comboio, segurança de autoridade, realização de Ações Cívico Sociais, ocupação e operação de Ponto Forte, além de instruções sobre o Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA).
Visando consolidar a prática e os ensinamentos das fases de preparação individual e coletiva, foi realizado um exercício denominado Adestramento de Batalhão e Proteção que inclui, em seu final, um tema tático com o objetivo de tornar o exercício o mais próximo possível da realidade local. A Marinha do Brasil participa da MINUSTAH desde o seu início, em 2004. Já integraram essa Missão de Paz em torno de seis mil militares da MB.