Cumprindo um marco contratual no processo de modernização das aeronaves COD/AAR no mês de fevereiro, o Grupo de Fiscalização e Recebimento destas Aeronaves recebeu três células das aeronaves C-1A Trader na empresa M7 AEROSPACE nos Estados Unidos.
O translado entre Mesa no Arizona e San Antonio no Texas, durou uma semana e o comboio percorreu aproximadamente 1.500 Km. O fato marca a continuidade de um processo de modernização, remotorização e reconfiguração. Outros marcos também foram alcançados como a entrega do plano de gerenciamento, o recebimento e fabricação de turbinas e da unidade de força auxiliar.
A prontificação da aeronave marcará um novo patamar operacional para a Marinha permitindo cumprir tarefas básicas como o transporte de pessoal de/para áreas terrestres e marítimas, inclusive mediante lançamento de paraquedistas; realizar esclarecimento; coletar dados meteorológicos e geográficos; efetuar operação de busca e salvamento e evacuação aeromédica, além de aumentar sua capacidade de apoio logístico móvel por intermédio de reabastecimento em voo das aeronaves AF-1/1A “Skyhawk”.