No dia 12 de julho, o Capitão-Tenente Pedro Salgado Dibo, Mergulhador de Combate da Marinha do Brasil, membro da tripulação da Fragata “Liberal”, Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima na Força Interina das Nações Unidas (FTM-UNIFIL), recebeu a visita de um parente, até então desconhecido, que vive em uma vila no norte do Líbano, nas imediações de Trípoli, 70 quilômetros ao norte de Beirute.
O encontro foi possível graças a um esforço conjunto do próprio militar, seus familiares no Brasil e do escritório de relações públicas da UNIFIL que, mesmo diante das poucas informações disponíveis, conseguiram localizar o parente.
Imigrantes libaneses
A segunda metade do século XIX foi a época da entrada de imigrantes libaneses no Brasil. A maioria para o Brasil fugindo da falta de perspectiva econômica na região àquela época, então dominada pelo Império Turco-otomano. A maioria deles começou nova vida no País vendendo mercadorias. Estima-se que atualmente existam cerca de oito milhões de líbano-brasileiros vivendo no Brasil.