Após quatro dias de atividades na Escola de Guerra Naval, envolvendo 96 militares das Marinhas do Brasil, Camarões, Chile, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Peru, Reino Unido e República Dominicana; da Força Aérea dos Estados Unidos e da Força Aérea Brasileira, foi encerrada no dia 11 de setembro a Reunião Final de Planejamento (FPC) da Operação UNITAS LVI 2015.
No mês de novembro, será realizada a 56ª edição da Operação UNITAS e contará com meios navais de seis países, dentre os meios um Porta-Aviões da Marinha dos Estados Unidos; cerca de 8000 militares brasileiros e estrangeiros; além de aeronaves baseadas em terra dos Estados Unidos, do Peru e brasileiras, da Força Aérea e da Marinha. Também participarão observadores de outros sete países dos continentes africano, americano e europeu.
Além das ações que ocorrerão nas fases de mar, quando atracados em Rio Grande (RS) e no Rio de Janeiro (RJ), as diversas tripulações participarão de atividades de Assistência Cívico-Social,visitações púbicas, simpósios, além de competições esportivas. A FPC foi encerrada com a assinatura do Memorando de Entendimento da Operação, documento que define, dentre outros aspectos, os objetivos, as responsabilidades e a participação de cada país, visando a uma operação segura e eficaz, bem como o fortalecimento dos laços de amizade entre as nações partícipes.
FONTE: CCSM