News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Sunday, 24 de November de 2024
Home » Marinha » Mostra de Desarmamento da Corveta Frontin V 33

Mostra de Desarmamento da Corveta Frontin V 33

Marinha
Por

V33

No dia 28 de setembro será realizada, às 10 horas, no Complexo Naval de Mocanguê, a Mostra de Desarmamento da Corveta Frontin (V33), da Classe Inhaúma. A cerimônia acontecerá a bordo do navio, atracado no Pier 2 da Base Naval do Rio de Janeiro e será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Souza.

Mostra de Desarmamento é a cerimônia a qual é encerrada a atividade do navio, ou seja, ato em que ele é desincorporado da Armada. Após esta cerimônia, o navio será guarnecido pelo Grupo de Manutenção e Vigilância e estará subordinado ao Comandante do 2º Esquadrão de Escolta.

V33 Frontin (17)

Estarão presentes à cerimônia de Mostra de Desarmamento, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Souza; o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra; o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Ilques Barbosa Júnior; o Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante José Renato de Oliveira; o Comandante do 2º Esquadrão de Escolta, Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo César Bittencourt Ferreira, além de ex-comandantes do navio e convidados civis e militares.

Sobre a Corveta Frontin

A Corveta Frontin (V 33) é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Almirante Pedro Max Fernando de Frontin, Comandante da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), no período de 1917 a 1918.  A CV Frontin é a quarta e última unidade de uma série de quatro Corvetas da Classe Inhaúma.

V33 Frontin (13)

Autorizada em novembro de 1981, sob o Contrato N.º 510/066/86, assinado em 9 de junho de 1986, sendo construída no estaleiro Verolme Estaleiros Reunidos do Brasil S.A., localizado em  Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Em 15 de dezembro de 1987, teve sua quilha batida e foi lançada e batizada em 6 de fevereiro de 1992, tendo como madrinha a Sra. Glória Maria de Frontin Muniz Freire Pereira de Souza, sobrinha-neta do Almirante Frontin.

Na época, a cerimônia de lançamento foi presidida pelo Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Mario César Flores. Depois de realizar as provas de mar, a CV Frontin foi submetida a Mostra de Armamento e incorporada à Armada em 11 de março de 1994.

Fonte | Fotos: operacional