O Navio-Patrulha Fluvial “Amapá”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, desatracou da Estação Naval do Rio Negro, no dia 24 de março, para realizar um adestramento dos cães que compõem a ”Equipe Faro” do Batalhão de Operações Ribeirinhas, o qual, desde sua implantação, mostrou-se como uma eficiente ferramenta no combate ao tráfico de entorpecentes na bacia hidrográfica da Amazônia.
O adestramento consistiu no embarque dos animais a bordo do ”Patrulheiro da Amazônia”, visando à adaptação, ambientação, assim como, verificação da exequibilidade desse tipo de operação nesta classe de navios. O objetivo é possibilitar, no futuro próximo, a consecução do binômio cão-navio, já amplamente consagrado, no combate a ilícitos.
Durante a abordagem de uma embarcação tipo ”recreio” nas proximidades do “Encontro das Águas”, os militares identificaram o transporte de ”pasta base” por um dos passageiros, comprovando a eficiência desse tipo de emprego de cães. A droga foi apreendida e o usuário encaminhado à Polícia Civil do Estado do Amazonas.