No dia 24 de julho, o Navio-Patrulha Oceânico “APA” apreendeu duas embarcações pesqueiras que estavam a uma distância inferior de 500 metros da permitida da plataforma “SS-67 OCEAN WORKER”, na Bacia do Espírito Santo. Essa ação ocorreu durante a Comissão “PATNAV/MARLIM – RJ/ES” e contou com a participação da aeronave de patrulha marítima P-95B “Bandeirante” da Força Aérea Brasileira (FAB).
A atuação do binômio navio-aeronave foi fundamental para o sucesso das ações, pois a aeronave da FAB observou a posição irregular dos barcos pesqueiros e informou ao navio que patrulhava as proximidades da plataforma. Além dessa irregularidade, os barcos pesqueiros não possuíam pessoal habilitado para a sua condução, infringindo a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.
A Comissão PATNAV/MARLIM tem como objetivo a realização de ações de patrulha naval para fiscalização dos recursos nas áreas das bacias petrolíferas da Região Sudeste, em cumprimento ao acordo de cooperação entre a Marinha do Brasil e a Agência Nacional do Petróleo.