Os navios da Marinha do Brasil que participaram da Operação “ASPIRANTEX-2015” realizaram, no dia 31 de janeiro, uma Parada Naval e Aeronaval em homenagem ao Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.
O Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg, por ocasião da chegada dos navios ao Rio de Janeiro, recebeu a bordo do Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”, navio capitânia da Operação, o Comandante da Marinha, acompanhado de membros do Almirantado. A Parada Naval percorreu o litoral do Rio de Janeiro, com os navios em postos de continência e prestando as honras ao Almirante Moura Neto.
O evento contou com a participação dos seguintes meios navais: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”, Navio de Desembarque-Doca “Ceará”, Fragata “Rademaker”, Corveta “Barroso”, Navio de Soccoro Submarino “Felinto Perry”, e Navio-Tanque “Marajó”; Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, Navio-Patrulha Oceânico “APA”, Rebocador de Alto Mar “Tridente”, Rebocador de Alto Mar “Almirante Guillobel”, Navio-Patrulha “Macaé” e “Gurupi”; Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”; Aviso de Pesquisa “Aspirante Moura”; e as aeronaves AF-1, UH-15, IH-6B, UH-12 e AH-11A. No término da Parada Naval, houve uma salva de 19 tiros de canhão com os Navios fundeados nas proximidades da Escola Naval.