Nos dias 3 e 4 de junho, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM) assinou Protocolos de Intenções Mútuo com a Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com o propósito de definir as formas de incentivar e facilitar a prestação de apoio mútuo às atividades de pesquisa e prospecção tecnológica.
No dia 3 de Junho o evento contou com a participação do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Almirante-de-Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos e do Reitor em exercício da UNISINOS, Padre José Ivo Follmann e no dia 4 de junho o Almirante Fernandes também se fez presente junto ao Reitor da PUC-RS, Joaquim Clotet.
UNISINOS
A UNISINOS está entre as quatro melhores universidades particulares do País. O campus principal fica na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Dispõe de 90,55 hectares, 142km² de área de preservação ecológica, sendo, por isso, considerada a maior Universidade em área do Estado.
Concentra mais de 31 mil estudantes em 57 cursos de graduação, 25 programas de pós-graduação (mestrados e doutorados) recomendados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), além de especializações, MBA e cursos de formação específica. Atualmente, possui cerca de 240 pesquisas em andamento.
PUC- RS
A PUC-RS está entre as mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil. A infraestrutura completa da Universidade permite atender aos mais de 30 mil alunos, aos cerca de 1,5 mil professores e 5 mil técnicos administrativos, incluindo o Hospital São Lucas. Na área construída, superior a 350 mil m², funcionam 22 faculdades, dez institutos, oito órgãos suplementares e uma biblioteca. São oferecidas 55 opções de cursos na graduação.
A assinatura destes Protocolos, possibilita que as Organizações Militares da Marinha do Brasil desenvolvam trabalhos com a Unisinos e a PUC-RS, por meio dos respectivos Acordos de Cooperação, Convênios ou instrumentos congêneres.