A empresa Selex ES, uma subsidiária da italiana Finmeccanica ganhou um contrato para o fornecimento dos equipamentos de guerra eletrônica para as oito aeronaves Westland Super Lynx Mk21A (AH-11A) usados pela Marinha do Brasil, os quais serão modernizados nas instalações da AgustaWestland, na Inglaterra.
Nos termos do contrato, que foi recebido do contratante principal no caso a AgustaWestland, a Selex será responsável pelo fornecimento do sistema SAGE de ESM (Electronic Support Measures) e DAS (Defensive Aids Suite), que vão proporcionar uma ampla capacidade de alerta radar, com o objetivo principal de prover a proteção da aeronave, enquanto que o DAS tem por função acionar os dispositivos de contra medidas.
O Sistema de guerra eletrônica da Selex, o SAGE foi projetado para missões de inteligência RF, vigilância e reconhecimento. O sistema é capaz de coletar dados de emissor a partir de fontes de RF na faixa tática significativa e compará-los a uma biblioteca de dados interna para identificar e geo-localizar quaisquer ameaças.
Estes sistemas juntos irão oferecer um alerta radar de banda larga, que foi desenvolvido exclusivamente para a proteção da aeronave. Segundo a empresa, esta combinação de soluções irá oferecer aos Super Lynx Mk21A da Marinha do Brasil uma capacidade defensiva flexível e extremamente acessível.
A Selex irá fornecer o sistema e depois incorporá-lo ao Suporte de Guerra Eletrônica Operacional (EWOS-Electronic Warfare Operational Support) que utiliza ferramentas de programação de dados da missão.
Isso irá permitir que os Lynx´s da Marinha do Brasil possam vir a atingir uma capacidade de atualizar de forma independente seus sistemas, quando precisarem reconhecer novas ameaças à medida que forem chegando ao teatro de operações (TO).
A Selex já entregou esta solução a alguns países, como ao governo da República da Coreia do sul dentro do programa de helicópteros operacionais marítimos (Maritime Operational Helicopter-MOH) da sua Marinha (ROK Navy), para a Força Aérea indonésia em seus CN-235 (aeronaves de patrulha marítima) e ao Ministério da Defesa do Reino Unido.
FONTE : SelexES.com