Foi realizado, no Auditório Tamandaré, o V Seminário de Geopolítica do Petróleo da Escola de Guerra Naval. O evento ocorrido em março, foi organizado pelo Laboratório de Simulações e Cenários do Centro de Estudos Político-Estratégicos. Parte do currículo da disciplina de Geopolítica dos Cursos de Política e Estratégia Marítimas e de Estado-Maior para Oficiais Superiores, o Seminário objetivou apresentar e debater a conjuntura, desafios e perspectivas para a indústria do petróleo no Brasil e no Mundo.
O evento foi dividido em três partes. Na primeira, o Engenheiro da Petrobras, Elie Abadie, fez uma retrospectiva sobre a importância do petróleo na matriz energética mundial e brasileira, bem como uma síntese sobre os principais investimentos da empresa, visando o aumento da produção e da capacidade de processamento de petróleo no Brasil. Na segunda parte, a Professora, integrante da empresa Deloitte e colaboradora no mestrado em Estudos Marítimos, Fernanda Delgado, apresentou as vulnerabilidades dos países exportadores de petróleo. A última parte foi reservada para os debates.
Além dos oficiais-alunos dos dois cursos, estiveram presentes ao Seminário mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), instrutores, pesquisadores e Oficiais da Tripulação.