No período de 27 a 31 de maio, o Submarino “Tikuna” participou, em conjunto com navios e aeronaves da Marinha do Brasil e da Marinha de Guerra do Peru, da Operação “BRAPER 2013”.
A operação, cujo nome representa a junção das iniciais de Brasil (BRA) e Peru (PER), teve sua primeira edição em 2011 e envolveu meios navais e aeronavais desses países em uma série de exercícios no mar, programados por meio de ações simuladas de combate na área marítima adjacente à Natal (RN).
Durante a “BRAPER 2013”, o Submarino “Tikuna” integrou o Grupo Tarefa constituído pela Fragata “Niterói”, pelo Navio-Tanque “Marajó”, por duas aeronaves AF-1, por um helicóptero UH-12 “Esquilo” e um UH-13 “Esquilo Bi-Turbina”, bem como por um avião P-95, da Força Aérea Brasileira, e ainda pela Fragata “Villavisencio”, da Marinha de Guerra do Peru. Dentre os adestramentos que o “Tikuna” participou, destacaram-se o de guerra-antissubmarino e a execução de manobras de ataque e esclarecimento. Além disso, ocorreram operações simuladas de apoio logístico móvel e de ações de defesa aeroespacial, com o propósito de elevar o nível de adestramento dos participantes e contribuir para o incremento da cooperação e estreitamento dos laços de amizade entre a Marinha do Brasil e a Marinha de Guerra do Peru.