O ministro da Defesa, Celso Amorim, recebeu na tarde desta quarta-feira (17), o vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Rogozin, para tratar das relações no âmbito da cooperação técnico-militar entre os dois países.
Na oportunidade, os ministros reiteraram o compromisso de dar continuidade às tratativas para aquisição, por parte do Brasil, do sistema de defesa antiaérea russo de média altura Pantisir-S1.
O ministro Amorim reafirmou a intenção brasileira de adquirir o sistema Pantsir-S1, inclusive com ampla transferência de tecnologia prevista contratualmente. “É o nosso desejo que isso ocorra com a participação de empresas brasileiras”.
Amorim disse ainda que o Brasil tem interesses em cooperação em outros setores, como a área aeroespacial, e na diversificação de parceiros comerciais. Mas, lembrou que para isso aconteça os acordos já firmados sejam bem executados.
Em agosto deste ano, uma comitiva brasileira esteve em Moscou, na Rússia, para realizar avaliações complementares do sistema de artilharia antiaérea Pantsir-S1, que poderá ser adquirido pelo Brasil para suprir essa necessidade.