Militares brasileiros estiveram em Buenos Aires, na Argentina, para uma série de reuniões de cooperação em defesa com o país vizinho. A visita, encerrada neste mês, teve o objetivo de discutir agenda distribuída em níveis decisórios na estrutura organizacional de defesa das duas nações.
Durante cinco dias, os oficiais debateram sobre os seguintes temas: cooperação no Atlântico Sul, na Antártica, em Ciência, Tecnologia e Produtos de Defesa e em formação e capacitação para defesa; operações de manutenção da paz; realização de exercícios combinados; estágios de defesa cibernética; temas de interesse do Conselho de Defesa Sul-Americano; gerenciamento de desastres naturais; elaboração de doutrina combinada e intercâmbio de informações sobre o emprego das Forças Armadas em apoio às ações de defesa civil.
Os próximos encontros serão realizados em Brasília (DF), em 2016. Na visita foram desenvolvidas a IV Reunião do Mecanismo de Diálogo Político-Estratégico a Nivel de Vice-Ministros (MDPEVM), a IX Reunião do Grupo de Trabalho Conjunto Brasil-Argentina (GTC) e a XV Reunião de Consultas entre os Estados-Maiores Conjuntos da República Federativa do Brasil e da República Argentina.
A delegação brasileira foi composta pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi; pelo subchefe de Assuntos Internacionais da Defesa, general Décio Luís Schons; e pelo subchefe de Política e Estratégia da Defesa, brigadeiro Jair Gomes da Costa Santos.