Os integrantes do 22º Contingente Brasileiro (CONTBRAS 22) reuniram-se em Brasília, no Ministério da Defesa (MD), e iniciaram a preparação para Missão de Manutenção da Paz no Haiti. A reunião teve início no dia 19 de janeiro e foi coordenada pelo Vice-Chefe de Operações Conjuntas do MD, Brigadeiro Eurico Peclat dos Santos.
As palestras do encontro foram conduzidas pelo MD, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil e por oficiais do 20º Contingente Brasileiro. Foram repassados conhecimentos, experiências e a análise do cenário nacional e internacional que possam contribuir para planejamento mais adequado à Missão de Paz que terá início no dia 11 de maio deste ano.
A envergadura da missão, aliada a sua complexidade, torna ainda mais relevante o depoimento da Segunda Secretária da Divisão de Paz e Segurança Internacional do MRE, Sophia Magalhães de Oliveira Kadri, quando afirma “que a Missão de Manutenção da Paz no Haiti é, de longe, o maior engajamento do Brasil em atividades de paz. Entre 2004 e 2009 [antes do terremoto], foram significativos os progresso no país caribenho”.
O Comandante do CONTBRAS 22, Coronel Gustavo Henrique Dutra de Menezes, salientou a necessidade do eficiente preparo e da grande responsabilidade, dos militares das três forças, de representar o Brasil para dar prosseguimento há mais de 10 anos de sucesso na Missão de Paz no Haiti já que, “o desafio é grande, porém o ideal que acompanha os homens e as mulheres do 22º Contingente Brasileiro, enchem-me de confiança na continuidade dessa nobre e relevante missão.”