O EAOP tem por objetivo avaliar o preparo, o adestramento e a eficiência profissional em uma operação de paz e consolidar o espírito de corpo e sentimento de cumprimento de missão entre os integrantes do contingente.
O EAOP é um exercício aplicado ao final do período de preparação no qual o Batalhão ou Companhia de Engenharia recebe uma Área de Responsabilidade figurada. Dentro de sua área de responsabilidade a tropa deve desenvolver e participar de diversas atividades sincronizadas conforme uma matriz de eventos.
O Exercicio conta com o apoio de acadêmicos de diversos segmentos, orgãos de utilidade pública e profissionais de imprensa inseridos no contexto do exercício. Além das atividades previamente planejadas são criadas situações fictícias, essenciais ao exercício e que são desencadeadas com o auxílio de jornalistas, acadêmicos e da própria população local.
De inumeras situações e eventos podemos destacar o relacionamento com ONG´s, Organizações Internacionais, Operações Civis-Militares (CIMIC) , relacionamento com líderes locais, etc. Estas situações são imprescindíveis para treinar as diversas células e sistemas operacionais de um Batalhão de Infantaria ou Companhia de Engenharia de Força de Paz, simulando o Ambiente Operacional mais próximo da realidade que a tropa será inserida.
FONTE : ccopab.eb.mil