A pré-estreia do filme A Estrada 47, do diretor Vicente Ferraz, aconteceu ontem em Brasília. O longa-metragem conta a história de soldados brasileiros que lutaram ao lado das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. A estreia nacional será nesta quinta-feira (07), data que antecede o Dia da Vitória na Europa. No dia 08 de abril de 1945, tropas do nazifacismo se renderam ao Alto Comando das Forças Aliadas e da antiga União Soviética.
O filme relembra os 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que, enviados para a Itália, lutaram ao lado dos países Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França e URSS) contra os inimigos, representados pelo Eixo: Alemanha, Itália e Japão. Os pracinhas, como ficaram conhecidos os soldados brasileiros, não possuíam vestimentas apropriadas para enfrentar o rigoroso inverno europeu, sequer estavam preparados para combater o poderoso Exército alemão.
Na ficção, o sopé da montanha do Monte Castelo serve de palco para os atores que representam quatro soldados brasileiros. Na vida real, após quatro tentativas fracassadas, a tropa brasileira acompanhada da 10ª Divisão de Montanha norte-americana conseguiu tomar o monte, no dia 21 de fevereiro de 1945. A conquista de Monte Castelo era muito importante por sua posição estratégica para os aliados.
A Estrada 47, co-produção entre o Brasil, Itália e Portugal, foi eleito o melhor longa-metragem na 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado em 2014. O primeiro filme brasileiro de ficção sobre a Segunda Guerra foi gravado na Itália e presta uma homenagem aos soldados brasileiros que lutaram bravamente contra as forças nazistas.