No âmbito da visita ao Brasil do Presidente russo Vladimir Putin, o Ministro da Defesa Celso Amorim, e o diretor do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar da Rússia Alexander Vasilievich Fomin, examinaram a situação atual das negociações bilaterais para o desenvolvimento da cooperação técnico-militar russo-brasileiro na área de defesa aérea.
Ambas as partes tomaram nota dos resultados obtidos até o momento sobre a proposta de aquisição pelo Governo Brasileiro do sistema Pantsir-S1.
Neste contexto, ocorreu um convite para que representantes das Forças Armadas, na qualidade de observadores, possam participar de manobras com as Forças Armadas Russas com o uso real do sistema Pantsir-S1. O convite foi aceito, e as manobras serão realizadas no período de 28 de Agosto à 2 de setembro.
Os dois Governos irão manter suas respectivas equipes de conversações (de negociações e de estudos técnicos detalhados) para que não haja uma descontinuidade deste processo, e têm-se como objetivo avançarem o mais rápido nestes acertos, pois existe um iminente acerto deste contrato.
Além disso os dois representantes Governamentais, concordaram que a cooperação técnico-militar no projeto do sistema Pantsir-S1 tem o potencial para lançar as bases para uma futura parceria tecnológica entre os dois países na produção de sistemas de defesa modernos.
A reunião reafirmou, por fim, que os princípios orientadores são a transferência de tecnologia sem restrições, e a cooperação de ambos governos estabelecendo uma associação de longo prazo entre as indústria.