O Ministro da Defesa Jaques Wagner, visita hoje o Centro Experimental Aramar (CEA), em Iperó, na Região Metropolitana de Sorocaba, para conhecer o Programa Nuclear da Marinha do Brasil (PNM). O horário de chegada do ministro a Aramar está programado para as 10h. Ele estará acompanhado do comandante da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira.
O PNM, que está a cargo do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), foi iniciado em 1979 e está dividido em dois grandes projetos: domínio do ciclo do combustível nuclear; e Construção do Laboratório de Geração Núcleoelétrica (Labgene), unidade que abrigará o protótipo de um reator nuclear.
Entre os objetivos do PMN está a construção do primeiro submarino brasileiro movido a propulsão nuclear. No cronograma da Marinha, este submarino está previsto para entrar em operação em 2015. Nos 36 anos decorridos desde o início do PNM, em 1979, a Marinha investiu cerca de 2,5 bilhões no programa. Até a colocação do submarino em operação são necessários investimentos de mais de R$ 3,6 bilhões.
Estes valores foram informados pela Marinha ao Cruzeiro do Sul, conforme reportagem publicada no dia 9 deste mês. Jaques Wagner tem visitado unidades militares em várias regiões do país. Há um mês ele esteve em Taguaí (RJ), onde visitou um complexo previsto para a construção do submarino. Ontem, esteve em Rondônia (RO).
FONTE : Blog Cruzeiro do Sul