O ministro da Defesa, Jaques Wagner, deu posse nesta segunda-feira à nova secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Maria Cella Dal Chiavon, que assumiu o cargo em substituição ao então secretário Ari Matos Cardoso.
Na cerimônia de posse, o ministro Jaques Wagner, nas palavras de agradecimento e boas-vindas, enalteceu as qualidades de ambos, destacando que eles carregam uma condição mais nobre para aqueles que abraçam o serviço público da nação: “se movem, trabalham e se movimentam em torno de ideais”.
“Doutor Ari vai carregar consigo a honrosa designação de ter sido o primeiro secretário-geral do Ministério. E a doutora Eva também carregará, quando terminada a sua missão, de ser a primeira mulher secretária-geral da Defesa”, disse o ministro.
A nova secretária Eva Chiavon ressaltou o papel da Secretaria-Geral como agente articulador de inúmeras políticas públicas. “O campo de atuação e a ação articuladora da Secretaria-Geral permeiam ações governamentais, como por exemplo, as áreas de orçamento, pessoal, ensino, saúde, indústria de defesa e de desenvolvimento e proteção da Amazônia”.
Eva Chiavon ainda salientou que a Secretaria-Geral impõe a necessidade de continuar a parceria com os outros ministérios na “busca de soluções viáveis que garantam ao Ministério da Defesa as condições objetivas, tanto organizacionais, quanto orçamentárias que a estatura política-estratégica do Brasil necessita”.
“Cabe ressaltar que a Defesa, por sua importância, dimensão e impacto na sociedade é um dos setores estruturantes do país, em especial, nas áreas espacial, cibernética e nuclear”, disse Eva Chiavon.
Ao se despedir do cargo, o secretário Ari Cardoso destacou o orgulho de ter servido à pasta desde sua fase embrionária, culminando com a consolidação da Secretaria-Geral (SG) e no aprimoramento dos mecanismos de planejamento e de coordenação, além da implementação de novas ferramentas de gestão estratégica.
Para o secretário, ações como a Lei nº 12.598, que introduziu novo incentivo à Base Industrial de Defesa e a implantação da Autoridade Certificadora de Defesa (AC-Defesa) foram algumas das principais conquistas alcançadas pelo órgão.
Nova secretária-geral
Eva Chiavon foi secretária-executiva em quatro ministérios. Antes de vir para a Defesa, exerceu a função nos Ministérios do Trabalho; Secretaria de Relações Institucionais; Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social; e Planejamento, Orçamento e Gestão. Entre janeiro de 2007 e outubro de 2011, ocupou o cargo de secretária da Casa Civil do Governo da Bahia.
Natural de Chapecó (SC), a secretária geral é graduada em Planejamento Estratégico Público Participativo e Enfermagem e Obstetrícia, com especialidade em Saúde Pública.
A cerimônia de transmissão de cargo da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa foi prestigiada pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi. Representando os comandantes da Marinha e da Aeronáutica, estiveram presentes o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e o brigadeiro Nivaldo Rossato, além de secretários do ministério e de outras pastas, oficiais-generais, e demais autoridades civis e militares.