Trinta municípios dos estados do Pará e Maranhão estão sendo beneficiados com a Operação Forte do Presépio, do Projeto Rondon, ação realizada pelo Ministério da Defesa, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo da ação é contribuir para o desenvolvimento sustentável e o aumento do bem-estar da população em áreas carentes e isoladas de todo o Brasil.
Desde sábado (6), 600 rondonistas, entre estudantes e professores universitários, levam aos municípios assistidos atividades de capacitação como oficinas e palestras sobre direitos humanos, justiça, educação, saúde, cultura, meio ambiente e trabalho.
Com a iniciativa, funcionários das prefeituras, professores, profissionais de saúde e educação, além de lideranças locais, atuam como agentes multiplicadores. A escolha das cidades foi feita a partir de um levantamento dos locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e que fazem parte dos programas “Brasil Sem Miséria” e “Território da Cidadania”, ambos do Governo Federal.
São 60 equipes, formada por oito alunos e dois professores cada, que trabalham divididas em dois grupos para cada município.
O apoio aos rondonistas com transporte, segurança, alimentação e hospedagem ficará a cargo do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), unidade militar da Marinha, e do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), quartel do Exército.
Na solenidade de abertura da Operação Forte do Presépio o coordenador-geral do Projeto Rondon, Vice-Almirante Edlander Santos, ressaltou o sentido da ação. “Aqui presenciamos uma verdadeira missão de cidadania, em que a academia, os municípios e as Forças Armadas compartilham conhecimento com nossos irmãos brasileiros que mais dela necessitam.”
A Operação Forte do Presépio começou no dia 6 de julho e vai até o dia 22.