O grupo de tecnologia e engenharia da empresa espanhola SENER recebeu um contrato que é o primeiro, na área aeronáutica do Brasil. O acordo foi firmado com a Embraer para fornecer um sistema de manipulação para montagem de grandes peças móveis no programa do avião de transporte KC390 .
Este sistema automatizado, concebido e fabricado pela empresa espanhola, permite a montagem de peças com elevada qualidade, repetibilidade e ajustes de tolerância, e poderá ser utilizado para ambos os processos de fabricação da Embraer e na manutenção, como foi explicado pela empresa .
Nas palavras do diretor do Departamento de Aeronáutica e veículo da SENER Iñigo Gurrea, este primeiro contrato com a Embraer é “um importante passo para a SENER no Brasil, já que é a primeira vez que a empresa tem o seu Departamento de Aeronáutica, contratado pela terceira maior fabricante de aeronave civil”. Ele acrescentou que o acordo só se tornou possível “graças ao investimento em inovação continuo da empresa SENER em seu setor aeronáutico, especialmente em Engenharia de Processamento e Desenvolvimento de Produtos, bem como materiais compostos.”
Por sua parte, o CEO da SENER no Brasil Guido Casanova, descreveu o acordo como um “marco” para a empresa no país, onde a mesma já se faz presente em áreas como infra-estrutura civil e instalações industriais, bem como no domínio naval graças à implementação de seu sistema Foran, mas que ainda não tinham se posicionado na indústria aeroespacial”, como deveriam.
Casanova acrescentou que a SENER é um líder internacional em áreas como Espaço, Aeronáutica e de Defesa e era uma questão de tempo para que clientes brasileiros avaliassem as suas capacidades inovadoras e de execução impecável do grupo, como de fato aconteceu com a Embraer e à partir deste primeiro trabalho, esperamos que a cooperação com este importante cliente seja uma constante “.
A SENER está presente no Brasil nos últimos anos, por meio de projetos de infra-estrutura e instalações industriais para clientes como a Odebrecht , Petrobras e BR Distribuidora . Desde 2010, tem escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro , que reúne atualmente mais de 300 profissionais brasileiros de engenharia e construção.
A partir destes escritórios, os contratos são realizados nos setores de Infra-estrutura e Transportes, como o projeto do estádio de futebol Itaquerão, em São Paulo, ou linha 4 do metrô desta mesma cidade. Na parte de Energia e Processos, como a projeto para a reutilização de óleos usados para BRF no Rio de Janeiro.
Na área Naval, licenciando sistemas CAD / CAM Foran SENER para a Marinha do Brasil e os estaleiros Aker Promar , STX e de Itajaí, e agora na área aeronáutica com este primeiro contrato com a Embraer, que a SENER espera que seja logo podendo acrescentar novas referências no Espaço e na Defesa.