A empresa Airbus Defence and Space confirmou que está trabalhando em novas versões do avião de transporte C 295, especificamente os trabalhos se destinam a uma aeronave de missões SIGINT (Signals Intelligence ou Inteligência de Sinais), uma aeronave canhoneira para operações especiais e uma ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance-Inteligência,Vigilância e Reconhecimento).
Até o momento não foram divulgados nem os sistemas que serão utilizados em cada uma dessas versões, ou quais os países que encomendaram o desenvolvimento dessas configurações.
Mas em breve é aguardado o anúncio de compra por parte de um cliente do Oriente Médio da aeronave para operações especiais no estilo do CN 235 desenvolvido pela KADDB e ATK para a Jordânia.
A este respeito é sábio salientar que durante o recente evento SOFEX 2014 na Jordânia, a empresa americana ATK revelou que a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos haviam mostrado interesse em seu kit de conversão para canhoneiro, e que ambos os países operam o CN 235 da Airbus Defence and Space.
Durante este ano, já foram vendidos mais de 20 aviões de transporte C 295.