Primeira do seu tipo a ser integrada em uma aeronave regional de decolagem e pouso convencional elétrica (eCTOL), permitirá uma operação de forma eficiente com zero emissões e baixo ruído.
A BAE Systems e a fabricante sueca de aviões elétricos Heart Aerospace, anunciaram parceria para definirem o sistema de bateria para o avião elétrico regional ES-30, da Heart.
“Nossa solução líder do setor se baseia em décadas de experiência na entrega de tecnologias e sistemas necessários para o progresso do transporte sustentável”, disse Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente geral de Soluções de Controle e Aviônicos da BAE Systems. “Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Heart Aerospace no inovador sistema de bateria para seu avião elétrico.”
Com vasta experiência em eletrificação de veículos industriais pesados, a BAE Systems possui, atualmente, um portfólio com mais de 15.000 sistemas de energia e propulsão em operação em todo o mundo. O trabalho no programa será conduzido nas instalações de ponta da empresa em Endicott, Nova York.
“A vasta experiência da BAE Systems no desenvolvimento de baterias para aplicações terrestres pesadas e sua experiência no desenvolvimento de sistemas críticos de controle de segurança para a indústria aeroespacial fazem da companhia a parceira ideal nesse importante passo para o ES-30 e para a indústria aeronáutica”, disse Sofia Graflund, diretora operacional da Heart Aerospace. “Estamos ansiosos para descarbonizar as viagens aéreas em conjunto”.
Com uma autonomia elétrica de 200 km, o avião ES-30 será alimentado por quatro motores elétricos, com um alcance híbrido de reserva estendido de 400 km com 30 passageiros e podendo voar até 800 km com 25 passageiros.
O ES-30 também poderá se desenvolver ainda mais, obtendo um upgrade econômico e escalável à medida que a tecnologia de baterias amadurecer. As possibilidades de atualização da bateria permitem um aumento de energia utilizável com o mesmo peso, resultando em tempos de voo mais longos e opções de rota expandidas.
A Heart Aerospace tem um total de 230 pedidos e 100 opções para o ES-30, juntamente com uma carta de intenção para mais 108 aviões.
Fonte: BAE Systems