As três primeiras aeronaves do modelo EC725 entregues a cada uma das três Forças Armadas em 2010 foram recebidas no primeiro semestre na oficina de manutenção da fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), para a realização da sua primeira inspeção intermediária A/T.
Esse tipo de inspeção ocorre a cada 1.200 horas de voo, ou após 36 meses de operação, e segue o cronograma de acordo com as especificações do manual de manutenção das aeronaves.
Antes mesmo das aeronaves completarem o período previsto no manual, uma equipe da Helibras foi enviada para a fábrica da Airbus Helicopters na França, para acompanhar um trabalho de inspeção desse modelo. ]
Em seguida, especialistas franceses vieram ao Brasil para acompanhar os trabalhos dos técnicos brasileiros nas primeiras inspeções. A área da oficina de Itajubá foi ampliada em 100% a fim de receber um numero maior de aeronaves, em especial as de grande porte.
Nessa preparação, e na aquisição de novos ferramentais necessários à atividade, foram investidos R$ 3 milhões.
As inspeções objetivam uma duração de 11 semanas para a execução do roteiro, solução de discrepâncias e testes de pista/aceitação dos clientes. “Esse prazo evidencia as competências adquiridas pela equipe de manutenção a partir dos treinamentos realizados e garante que a Helibras poderá executar essas inspeções em todos os EC725 que estão sendo produzidos no Brasil”, afirma Flávio Pires, vice-presidente de Suporte e Serviços da empresa.
Ao assimilar a capacitação de manutenção das aeronaves EC725, a Helibras reafirma o compromisso da empresa e da Airbus Helicopters com o cumprimento das etapas de nacionalização dos serviços, estabelecidas pelo contrato H-XBR.
Após a entrega das três aeronaves para Marinha, Exército e Aeronáutica, o próximo helicóptero deverá entrar em inspeção A/T somente no próximo ano. A unidade será o primeiro EC725 VIP, entregue para a FAB.
Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2014, 36 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa.
A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 47% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 850 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2012, a empresa registrou faturamento total de R$ 351,586 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.
Sobre a Airbus Helicopters
A Airbus Helicopters, antes Eurocopter, é uma divisão do Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionados à defesa. Empregando mais de 23.000 pessoas no mundo, a Airbus Helicopters é o líder mundial na fabricação de helicópteros com uma participação de 46% nos mercados civil e governamental. A frota da empresa soma cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em aproximadamente 150 países.
A presença internacional da Airbus Helicopters é marcada por suas subsidiárias, com participação em 21 países, e por sua rede mundial de centros de serviços, treinamento, distribuidores e agentes certificados. A gama de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters é a maior do mundo e compõe um terço da frota global de aeronaves civis e governamentais. A principal prioridade do grupo é garantir a operação segura de suas aeronaves para os milhares de pessoas que voam mais de 3 milhões de horas por ano em seus modelos.