O Ciep 291 – Dom Martinho Schlude, em Pinheiral, recebeu o título de campeão nacional, na categoria iniciante, no ‘Desafio de Tecnologia Land Rover 4×4 nas Escolas’. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e a montadora britânica de automóveis Jaguar Land Rover. A final brasileira aconteceu no último domingo (16/07), no Colégio Técnico da Unicamp, em Campinas, São Paulo. Com a vitória, o Ciep participará da final mundial, no mês de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Além de conquistar o 1º lugar, o Ciep 291 também ganhou três prêmios individuais: Melhor Engenharia, Melhor Participação Feminina e Melhor Apresentação Verbal. Os colégios estaduais Antonina Ramos Freire e Pedro Braille Neto, ambos de Resende, levaram, respectivamente, o 2º e o 3º lugares. Também fizeram parte da disputa o Ciep 488 – Ezequiel Freire, em Itatiaia, que ganhou o prêmio de Melhor Espírito Esportivo, e o Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa.
Como parte do desafio, as escolas envolvidas tiveram que criar empresas para desenvolver o projeto. A unidade vencedora montou a empresa Auto291, com tarefas bem definidas entre os estudantes do Ensino Médio: Isabella Nunes (gerente de Recursos e Engenheira de Design); Julia Cardoso Landim (gerente de Equipe e Engenheira de Manufatura); Ygor Ferreira Soares dos Santos (Design Gráfico); Marco Antônio Oliveira Dias (engenheiro de Projeto) e Pablo Henrique Costa (Engenharia de Produção e Oficial de Saúde e Segurança do Trabalho). A coordenação ficou a cargo dos professores Luciano de Azedias Marins, responsável pelo desenvolvimento tecnológico do protótipo, e Douglas Soares, liderando a área de Empreendedorismo.
– Foi uma experiência maravilhosa! Percebemos a transformação e o desenvolvimento dos alunos desde o início. Gosto de trabalhar com projetos de forma lúdica, tornando as aulas práticas e interessantes – disse Marins, doutor em Física, que também dedica a vitória à diretora Mônica Lopes e à equipe diretiva, aos professores e funcionários do Ciep e aos parceiros da região que ofereceram apoio em todas as etapas.
Segundo o docente, determinação é a palavra-chave para o sucesso.
– Falei com os alunos que iríamos a Campinas para ganhar e elevar o nível da competição. Ficamos muito felizes com essa conquista, mas não vamos descansar. Vamos aperfeiçoar o projeto e definir as estratégias para a final mundial – adiantou.
Conheça os nomes das equipes participantes: Ciep 291 (Auto291), C.E. Antonina Ramos Freire (Valley Giant), C.E. Pedro Braille Neto (Black Needles); Ciep 488 – Ezequiel Freire (Fast wings) e Ciep 493 – Antonieta Salinas de Castro (Warriors with Claws).
‘Desafio de Tecnologia Land Rover 4×4 nas Escolas’
Trata-se de uma competição internacional inovadora, que reúne ciência, tecnologia, engenharia e matemática em módulos de aprendizagem, e desenvolve as competências do empreendedorismo, usando a simulação e o ambiente da indústria automobilística.
Sob a orientação de professores e engenheiros, cerca de 30 alunos do Ensino Médio, entre 14 e 19 anos, distribuídos em cinco times (um por unidade escolar), tiveram o desafio de construir a carroceria e o sistema elétrico (luzes e sensores de inclinação) de um veículo controlado por rádio, que deveria superar os obstáculos em uma pista de testes off-road (termo em inglês utilizado para definir locais ‘fora da estrada’ e de difícil acesso), simulando as capacidades de um veículo 4×4 (com tração nas quatro rodas) de tamanho real. Para a execução das tarefas, cada colégio recebeu da empresa um kit, contendo um carro protótipo, controle, bateria e carregador.
Uma comissão, formada por engenheiros, publicitários psicólogos e profissionais de diversas áreas, foi instituída para avaliar os trabalhos e selecionar o que mais se destacou dentro dos critérios preestabelecidos. Durante o trabalho em equipe, foram considerados diferentes aspectos, como a criatividade e o planejamento estratégico e financeiro para elaboração e execução de projetos, a obtenção e o gerenciamento de recursos e o desenvolvimento de marketing e comunicação.
– Pela primeira vez, uma escola pública no Rio participa desse desafio mundial. É uma ótima oportunidade para que nossos jovens adquiram as habilidades necessárias para o mercado de trabalho, aprimorando sua capacidade de planejamento e de execução de tarefas. Com certeza, a partir desse desafio, surgirão novos talentos nas áreas de gestão e de engenharia – destacou o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.
De acordo com o representante do projeto no Brasil junto à Jaguar Land Rover, Waldemar Battaglia, a aproximação dessas escolas com a Fábrica, instalada em 2016 no município de Itatiaia, também poderá gerar empregabilidade no futuro.
– É uma forma de abrir canais profissionais e de estágio para essa nova geração de jovens, que possui o perfil empreendedor demandado pelo mercado atual – explicou Battaglia.