O governo espanhol anunciou a aquisição de dois novos OPV (BAM) para a armada espanhola, seguindo uma série de 4 navios que já se encontram em serviço, construídos pela Navantia de 2006 a 2012.
Este novo navio será de tamanho moderado com um comprimento total de 90 à 95 m, com um deslocamento de 2400-2500 toneladas, terá uma pequena equipe com um elevado nível de habitabilidade para conduzi-lo, com um alto desempenho e uma grande versatilidade em relação as suas missões, terá um alto nível de sistemas compatível com outros sistemas da armada espanhola gerando baixos custos para a aquisição e fará ter um ciclo de vida maior.
Suas principais missões serão :
– Proteção e escolta de outros navios
– Controle de tráfego marítimo
– Controle e neutralização de ações terroristas e pirataria
– Operações contra o tráfico de drogas e tráfico de pessoas
– Operações de resgate e salvamento marítimas
– Assistência de apoio e ajuda humanitária de situação de crise
– Controle de legislação de pesca
– Controle da legislação ambiental e anti-poluição
Sobre Navantia:
O estaleiro espanhol Navantia, é referência mundial na concepção, construção e integração dos navios de guerra estado-da-arte, bem como reparação naval & modernizações. Ela também está envolvida na concepção e fabrico de sistemas de sistemas integrados de gestão de plataforma, sistemas de controle de fogo, comando e controle, plantas de propulsão e através de suporte de vida para todos seus produtos. Apesar de sua principal linha de atividade no campo naval, Navantia projeta e fabrica sistemas para o exército e força aérea.
NAVANTIA pertence ao grupo SEPI, uma exploração corporativa, composta por 16 empresas estatais em que o estado tem uma participação direta e maioria. Estas empresas tinham no total um força de trabalho de mais de 75.000 profissionais em 2012. Além disso, SEPI tem poderes sobre o rádio estatal e empresa de televisão, Corporación Radio Televisión Española (RTVE), supervisiona uma Fundação estatal e tem participações minoritárias diretas em mais nove empresas e indiretos em mais de cem empresas.