O Gripen NG tem uma variedade de recursos avançados e aprimorados e um dos quais é a capacidade que ele oferece em possuir um longo raio de alcance/ação, podendo assim permanecer por mais tempo nos céus e voando em missões de longo alcance, onde se requer mais combustível. Os tanques de combustível internos do Gripen NG são aproximadamente 40% maiores do que o Gripen C / D.
Com o seu potente motor de design inteligente, esta nova geração de aeronaves podem voar a velocidade supersônicas sem precisar fazer o uso de seu pós-combustor (PC).Isto é conhecido como velocidade de super cruzeiro, e significa que é utilizado menos combustível permitindo que a aeronave possa permanecer no ar mais tempo.
Além disso, o Gripen NG tem 10 pontos externos fixos que lhe permitem aumentar a sua capacidade de raio de ação com tanques de combustível adicionais, o que significa que durante uma missão, mais combustível estará disponível. A maior parte do aumento do volume foi disponibilizado na fuselagem movendo o trem de pouso da fuselagem da aeronave para as asas interiores.
Se Gripen NG necessitar de permanecer ainda mais no ar, ele pode ser reabastecido no ar a partir de um plano de ação com uma aeronave de reabastecimento. A aeronave está equipada para realizar reabastecimentos aéreos através do sistema padrão sonda-and-drogue. Esta possibilidade aumenta seu raio e/ou tempo de combate na região de conflito consideravelmente, podendo as missões durarem até oito horas ou mais.
FONTE : gripenblogs