A Embraer Defesa & Segurança (EDS), está em vias de concluir a montagem do primeiro protótipo do KC-390 à tempo de fazer seu primeiro vôo antes do final do ano. Na área da fabrica, especialmente construída em Gavião Peixoto, a fuselagem do primeiro avião já foi parcialmente pintada com as cores da Força Aérea Brasileira, a qual é a principal cliente da aeronave.
A segunda aeronave também já está na fase final de montagem final e espera-se que ela vá voar logo após a primeira, conforme a programação.
O Brasil está em total comprometimento com o projeto do KC-390 desde o ano de 2010. A primeira entrega está programada para o segundo semestre de 2016, as intenções de compra foram registradas pela Argentina (6), Chile (6), Colômbia (12), República Checa (2) e Portugal (6). A Força Aérea Argentina (FAA), a empresa Tcheca Aero Vodochody e OGMA em Portugal são os principais parceiros industriais no programa.
A Embraer prevê um futuro brilhante para a aeronave, que já conquistou um nicho para si, entre as versões do C-130 Hércules. “Nós não projetamos uma aeronave para substituir os Hércules”, disse Paulo Gastião Silva, vice-presidente do programa KC-390. “Nós projetamos uma aeronave para atender às necessidades da Força Aérea Brasileira.”
No entanto, o KC-390, inevitavelmente traz comparações, e a Embraer é rápida em apontar os sistemas modernos que a aeronave incorpora e seus benefícios de desempenho. A aeronave oferece um alcance de 1.380 milhas náuticas com sua carga máxima padrão de 23 toneladas, e pode aumentar para 4.640 milhas náuticas quando equipada com dois tanques internos.
Esses tanques podem ser utilizados para aumentar o tempo de patrulha para missões de busca e salvamento, uma das várias tarefas pretendidas para o tipo.
A capacidade de carga concentrada para levantar 26 toneladas métricas é possível, e veículos blindados, do tamanho do LAV-25, pode ser transportado sem ter de remover a torre. Na configuração ‘transporte de tropas’ pode levar 80 soldados ou 66 para-quedistas.
FONTE: AIN Online