O exemplo de superação de um cão farejador do Batalhão de Ações com Cães emocionou os policiais da unidade e todos aqueles que através de nossas redes sociais, souberam do caso. Argos,um cão policial da raça Pastor Belga de Malinois, da PMERJ,sempre foi um de nossos destaques no faro de armas e drogas, possuindo em seu currículo 5 armas apreendidas, 8 indivíduos presos e mais de 180 kg de drogas encontradas, em operações realizadas em diversas comunidades do Rio.
Após ser observado com dificuldade de locomoção, Argos foi levado ao serviço veterinário da Unidade, e feitos exames clínicos e radiológico, foi constatado o quadro de Osteossarcoma (tumor agressivo com destruição do tecido ósseo) e realizado o diagnóstico oncológico foi decidida a amputação do membro afetado.
Segundo o responsável pelo procedimento cirúrgico, o Capitão Veterinário Luis Renato Verísimo de Souza, a cirurgia era necessária para a redução da dor, e uma melhor qualidade de vida do cão, levando em consideração a perfeita recuperação e adaptação dele.
Os cães farejadores do BAC são treinados ainda filhotes, e passam por testes para que sejam escolhidos aqueles com maior aptidão e que melhor desempenharão as atividades de faro após prontos. Depois de 8 anos de serviço, os cães se aposentam e são adotados, na maioria da vezes por seus condutores ou adestradores, e com Argos não foi diferente. Com o empenho e competência de nossos profissionais e veterinários, Argos está em plena recuperação, foi adotado por um de nossos policiais e hoje ganhou uma nova família e todo carinho e cuidado que merece um herói.