Após vários atrasos na sua entrega, relativos a problemas burocráticos, finalmente desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro os novos blindados Maverick, da sul-africana Paramount Group.
Da frota total adquirida, quatro veículos irão para o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), duas para o BP Choque (Batalhão de Choque), e dois para o CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais), da Polícia Civil .
Os novos veículos irão significar a modernização dos blindados das forças de segurança do Rio de Janeiro, que atualmente conta com seis veículos.
Os Mavericks possuem uma capacidade para transportar 13 policiais equipados, possuindo freios ABS e um sistema de tração nas quatro rodas e uma blindagem reforçada que garante a cobertura de toda a tripulação em seu interior.
Os Pneus são capazes em caso de avarias, rodarem por mais de 30 Kms. Destaca-se ainda um mecanismo hidráulico de desbloqueio, instalado na parte da frente do veículo, o sistema é semelhante a um batente móvel, permitindo a remoção de obstáculos colocados no percurso do veículo.
O Sistema de Câmeras com visão noturna, e formado por duas unidades que operam em condições de pouca luz, permitindo que a tripulação consiga acompanhar a movimentação próxima ao blindado por um visualizador de monitoramento interno.
Dados técnicos do Veículo:
Motor : Diesel, com uma potência de 158 Hp e um torque mínimo de 800 RPM
Sistema de Freio : Pneumático ABS
velocidade final : 100 kmh
Autonomia : 600 km
Proteção Balística : STANAG 4569 nível III (RB 7.62 x 54 milímetros 32 API – Dragunov)
Custo unitário de US $ 400.000, com uma Garantia de suporte técnico ao Governo do estado do Rio de Janeiro por 15 anos