Na manhã de hoje uma foto de um comboio militar foi divulgada no Facebook causando confusão entre os internautas mineiros. A foto mostrava caminhões cegonha transportando viaturas EE-9 Cascavel na rodovia federal Fernão Dias (BR-381) no sentido Belo Horizonte.
A reação inicial foi de ligar a foto à situação de Segurança Pública na capital mineira. No entanto a Polícia Militar do estado negou que o Governador Anastasia tenha solicitado qualquer auxílio ao Ministério da Defesa e à Presidência da República para reforçar o efetivo na capital. Belo Horizonte, assim como as principais capitais brasileiras, tem sido o palco de grandes e sérias manifestações populares onde o confronto violento com a polícia tem sido recorrente.
Contatado pela nossa equipe o Comando da 4ª Região Militar confirmou que tratam-se de viaturas EE-9 Cascavel que estão se deslocando do estado de São Paulo para a Escola de Sargentos das Armas, a EsSA, sediada em Três Corações, MG, para realização de instrução de tiro. A escolha por Três Corações se dá pelo campo de tiro lá localizado que é mais propício para a instrução segura com a viatura Cascavel. Não há nenhuma relação desse evento, portanto, com a situação de Segurança Pública em Belo Horizonte.
O EE-9 Cascavel é uma viatura de cavalaria, desempenhando o papel de veículo de reconhecimento armado. Desenvolvido pela brasileira Engesa na década de 70, compartilha o chassi do EE-11 Urutu. Sucesso de exportações brasileiras, o Cascavel serviu em vários conflitos no Oriente Médio, como a Guerra Irã-Iraque e, mais recentemente, a revolução na Líbia em 2011. É equipado com um canhão Cockerill CM90 Mk.3 de 90mm e uma metralhadora coaxial 7.62.