News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Thursday, 21 de November de 2024
Home » Segurança Pública » Foto de comboio militar causa preocupação nas redes sociais

Foto de comboio militar causa preocupação nas redes sociais

Diversos
Por

Na manhã de hoje uma foto de um comboio militar foi divulgada no Facebook causando confusão entre os internautas mineiros. A foto mostrava caminhões cegonha transportando viaturas EE-9 Cascavel na rodovia federal Fernão Dias (BR-381) no sentido Belo Horizonte.

971299_556744564388087_1839953274_n

A reação inicial foi de ligar a foto à situação de Segurança Pública na capital mineira. No entanto a Polícia Militar do estado negou que o Governador Anastasia tenha solicitado qualquer auxílio ao Ministério da Defesa e à Presidência da República para reforçar o efetivo na capital. Belo Horizonte, assim como as principais capitais brasileiras, tem sido o palco de grandes e sérias manifestações populares onde o confronto violento com a polícia tem sido recorrente.

Contatado pela nossa equipe o Comando da 4ª Região Militar confirmou que tratam-se de viaturas EE-9 Cascavel que estão se deslocando do estado de São Paulo para a Escola de Sargentos das Armas, a EsSA, sediada em Três Corações, MG, para realização de instrução de tiro. A escolha por Três Corações se dá pelo campo de tiro lá localizado que é mais propício para a instrução segura com a viatura Cascavel. Não há nenhuma relação desse evento, portanto, com a situação de Segurança Pública em Belo Horizonte.

O EE-9 Cascavel é uma viatura de cavalaria, desempenhando o papel de veículo de reconhecimento armado. Desenvolvido pela brasileira Engesa na década de 70, compartilha o chassi do EE-11 Urutu. Sucesso de exportações brasileiras, o Cascavel serviu em vários conflitos no Oriente Médio, como a Guerra Irã-Iraque e, mais recentemente, a revolução na Líbia em 2011. É equipado com um canhão Cockerill CM90 Mk.3 de 90mm e uma metralhadora coaxial 7.62.

Fonte | Fotos: operacional